domingo, 31 de outubro de 2010

Fotos da Canon A430 aberta

Faz algum tempo minha câmera digital apresentou um problema (comum) de imagens listradas. Como ainda batia fotos (com defeito, mas batia) e ainda filmava normalmente, deixei-a para minha filha brincar.
Bem, ela até que fez algumas fotos legais, mas a máquina acabou parando por completo (muitos tombos?).
Resolvi então abrir a bichinha, mais pela curiosidade do que pela possibilidade de achar o conserto.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Informações interessantes sobre o Windows Defender

  • Ele é um anti-vírus? Não. Ele é um anti-spyware, trabalha pra tentar impedir que programas maliciosos se instalem no seu computador, mas não protege contra vírus nem os elimina.
  • Funciona só para o Internet Explorer? Pelo que eu li, funciona independente do navegador, mas deve ter algumas funções específicas e exclusivas para o IE, que também é da Microsoft.
  • Afeta o desempenho? Sim, do mesmo modo que o anti-vírus e o firewall. Mas não acho que vá fazer muita diferença.
  • Posso desabilitá-lo para ganhar mais desempenho? Não recomendo, do mesmo modo que o anti-vírus e o firewall. Mas, se quiser, é possível. (Ativar ou desativar o Windows Defender). Há quem diga que não precisa de um anti-spyware, sabe os sites que vista e coisa e tal. É por sua conta e risco.
  • Funciona no XP? Sim, mas faz o teste pra saber se o sistema operacinal é original ou não, antes de instalar.
  • Outros programas do gênero (como o Spybot) são bem melhores? Achava que sim, mas depois de pesquisar um pouco, acho que é o suficiente para o usuário médio. Para alguns casos mais graves, outras soluções talvez se façam necessárias. Como os anti-vírus, é difícil definir facilmente o qual é melhor e o quanto o é.
Fontes:
http://www.microsoft.com/brasil/windows/products/windowsvista/features/details/defender.mspx
http://forums.techguy.org/general-security/748436-solved-windows-defender-mozilla-firefox.html

http://www.spywarepoint.com/windows-defender-and-firefox-1-5-0-7-a-t44691.html
http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-windows-defender.htm#nossaop

sábado, 16 de outubro de 2010

Agendando as tarefas

Se tem algo que me deixa feliz na minha área profissional é conseguir automatizar uma tarefa repetitiva e que não exija raciocínio.
Acho que as máquinas são feitas pra isso: pra fazer o chamado "serviço de preso". O ideal é deixar as tarefas maçantes para o PC e liberar meu tempo para atividades que realmente necessitem de uma cabeça pensante.
Rotinas de backups, atualizações de sites, tudo o que acontece sempre eu puder programar para agir sozinho, assim prefiro.
Claro, scripts são como filhos: você ensina a eles o que precisam, deixa-os livres, mas tem sempre que ficar de olho pra ver se estão se comportando bem. Afinal, toda regra tem várias exceções e saber lidar com elas é o mais complicado.
Queria poder automatizar várias tarefas pessoais no meu mundo também, estilo Jetsons ou Walace e Gromit, entende?
Queria, ao entrar no carro, que o rádio ligasse, o cinto me prendesse e que os vidros abrissem, sem minha intevenção. E quando eu chegasse em casa, o portão abrisse sozinho e as cadelas fossem arrastadas atraídas para os fundos da casa, para não escaparem.
Minha vida é cheia de tarefas rotineiras, que quase não exigem raciocínio na execução (sempre os mesmos passos) e poderiam ser facilmente descritas em um algoritmo, mas a grande maioria não é passível de automatização, infelizmente.

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...