sábado, 12 de janeiro de 2008

Dê uma clicadinha, não dói nada...

Uma das maiores alegrias de qualquer dono de blog é ver vários comentários para cada post publicado, seu link sendo divulgado em outros sites e até em outras mídias. Alegria que só é superada quando se recebe o primeiro cheque por seus links patrocinados.

Infelizmente sabemos que, apesar de toda esse discussão sobre wikis, projetos colaborativos e essas coisas, a maioria dos visitantes de um site apenas lê, um ou outro interage e pouquíssimos comentam e/ou colaboram.

Pensando em ter um pouco mais de retorno dos meus (poucos) leitores, resolvi usar o Click Comments:Cada vez que você ver esse bonequinho com o dedo indicador em riste, tem a chance de dar uma opinião sobre o texto que acabou de ler, com apenas um clique.

No Cantinho do Starr você pode escolher entre gostei e não gostei.

Já no Starr Tec as opções são maiores: legal, divertido, brilhante, chato, confuso, eu discordo.

Portanto, amigo leitor, faça este que vos escreve uma pessoa feliz. Comente. Mas, se não tiver um tempinho pra isso, então ao menos opine em um clique. Meu ego agradece. :)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Qual marca de cartão de memória SD devo comprar?

Afim de aumentar a memória da minha câmera digital, fiz uma pesquisa sobre quais marcas de cartões SD são as melhores. Eis o resultado:

Foram citadas como boas: Sandisk, Sony, Kingston, Olimpus, Dane Elec, Fuji, ATP, Transcend, Viking, Ridata, Microtech.

Também disseram para evitar: Sandisk, Dane Elec, Lexar.

Com relação à Sandisk, a maioria achou que ela era uma boa marca, encontrei apenas um que não gostou. Já a Dane Elec, seu principal problema é a velocidade, segundo disseram.

Unanimidade foi a Kingston! Todos a apontaram como uma excelente marca.

Outro ponto interessante foi o texto do Mercado Livre comentando sobre os cartões falsificados e como não cair nesse golpe.

Portanto, acho que o mais importante é que esse é um item que deve ser comprado pessoalmente ou então de sites mais confiáveis e conhecidos, para não correr o risco de pagar por um produto e levar outro.

Fora isso, creio que, apesar das diferenças entre os cartões, todos os indicados lhes servirão bem.

Fontes: Guia do Hardware e Yahoo Respostas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Amanda, instale você também

Descobri que existe um software livre com o nome da minha filha: Amanda.
O nome vem de Advanced Maryland Automatic Network Disk Archiver e é utilizado para backup, de toda a rede, inclusive de partições windows, rodando em estações windows (para isso necessita-se do SAMBA rodando na máquina servidora de backup). O amanda trabalha em uma máquina que tenha a unidade de fita, chamado de Host server tape, e nas máquinas clientes precisa-se do amanda-client.

Descrição retirada do site Linorg, onde encontrará também uma descrição de como usar o programa. Ou no site oficial, amanda.org.

Com Firefox, a internet desce redondo!


Com o tema HaikuFox, o ícone de "carregando...", do Firefox, ficou igualzinho ao "desce redondo, da Skoll, inclusive com os movimentos. Muito show!

Globo.com: como é difícil conseguir o básico.

Seguindo regras básicas de segurança, resolvi alterar minha senha do 8P, um serviço flog da Globo.com., pois era a mesma desde quando me cadastrei.

Porém, procurei, procurei, procurei e não descobri onde isso era feito... como é que uma atividade tão básica e necessária não estava facilmente disponível. Foi o que perguntei ao pessoal do suporte:

Como faço para alterar a senha do meu cadastro?
Tentei encontrar um local aonde eu possa alterar a minha senha e não encontrei. Como faço? Essa opção deveria estar mais facilmente acessível.

Fiquei espantado com a resposta:

Isso é simples de resolver. Você vai precisar criar uma nova senha pra vc, pra isso vai usar os seus dados de cadastro Vc vai clicar em http://atendimento.globo.com/Central/0,,CEA0-4064,00.html e usar os dados para fazer uma senha nova.

Importante: no campo login/e-mail coloque apenas o seu login.
Ou seja, teria que agir como se tivesse perdido a senha! Será que eles não entenderam minha pergunta? Ou será que essa é a única solução mesmo?

Está certo, meu site, o tlcavare.com, também não tem esse item básico, mas não dá pra comparar um aprendiz de construtor de sites à equipe do todo-poderoso Globo.com.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Estado do Paraná incentiva uso de padrão aberto para documentos

Súmula: Dispõe que os órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado do Paraná, bem como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.

A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1o. Os órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado do Paraná, bem como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.

Art. 2o. Entende-se por formatos abertos de arquivos aqueles que:
I – possibilitam a interoperabilidade entre diversos aplicativos e plataformas, internas e externas;
II – permitem aplicação sem quaisquer restrições ou pagamento de royalties;
III – podem ser implementados plena e independentemente por múltiplos fornecedores de programas de computador, em múltiplas plataformas, sem quaisquer ônus relativos à propriedade intelectual para a necessária tecnologia;

Art. 3o. Os entes, mencionados no art. 1o desta lei, deverão estar aptos ao recebimento, publicação, visualização e preservação de documentos digitais em formato aberto, de acordo com a norma ISO/IEC 26.300 (Open Document format – ODF).

Art. 4o. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO EM CURITIBA, em 18 de dezembro de 2007.

Roberto Requião - Governador do Estado
Nizan Pereira Almeida - Secretário para Assuntos Estratégicos
Rafael Iatauro - Chefe da Casa Civil


Achei a notícia aqui: BROffice.org

Será que ainda verei algo assim em SP?

Mas, como diria um amigo meu: agora que virou lei é que ninguém segue mesmo....

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

MSN Messenger: atualizar está cada vez menos interessante.

Como técnico em informática, preciso estar sempre experimentando novas versões e/ou programas diferentes.

Por isso, resolvi instalar o Windows Live Messenger (que todo mundo chama de MSN), verão 8.5.

Antes do download, ele pergunta se você quer vários "extras". Fiquei só com o programa padrão.

Mandei instalar e ele pediu que o Windows fosse atualizado. Lá se foram mais de 40Mb de download.

Depois de tudo, recomecei a instalação e ele perguntou se eu queria outros "extras":
Como não estava afim de testar outros recursos e queria apenas atualizar o comunicador, não selecionei mais nada.

Então ele começou a procurar por outros programas do Windows Live em meu micro. E procurou mesmo.... acho que foram mais de quinze minutos.

No final, não conseguiu instalar.

Depois, vi no Baixaki uma pequena descrição das novidades da nova versão. Tem algumas coisas legais, sim, mas nada que valha todo esse trabalho (ao menos pra mim).

Aqui, no Superdownloads, um texto exaltando as virtudes do novo "MSN".

E, pelo que vi, a versão 9 vai estar mais pesada e mais devoradora de memória, processamento e espaço em disco ainda... Quem quiser, arrisque.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Mais privacidade no orkut

Depois de séculos, o orkut começa a nos dar mais privacidade.
Agora podemos decidir quem lê nossos scraps, vê nossas fotos e outros conteúdos.

Para isso, entrar em configurações/privacidade.

Muitos "miguxos", que adoram fuçar no perfil dos outros, não gostaram nada disso e talvez até migrem para outro serviço (o que não seria mau, devo confessar).

Mas são medidas simples como essa que ajudam e muito a diminuir vários problemas envolvendo o site de relacionamento, como uso de informações para práticas ilegais.

Feliz ano-novo!! Da Google e do orkut.


Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...